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sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aumento de Celulares ativos no Brasil = Aumento de reclamações


É fato incontestável que o mercado de serviços de telecomunicações, especialmente, telefonia móvel, encontra-se cada vez mais aquecido e produz um crescimento econômico tanto para oo mercado brasileiro quanto para as próprias empresas em montante bastante considerável, ainda mais em se verificando que, no Brasil, ultrapassamos os 187 milhões de celulares hoje, em agosto de 2010, com a adição de mais de 1,8 milhões de linhas.

"Segundo os números divulgados nesta sexta-feira (20) pela Anatel, a Vivo manteve a liderança no mercado, com 30,25 % em julho, passando a contabilizar 56,5 milhões de assinantes. A Claro, na segunda posição, apresentou alta: de 25,33% registrados em junho para 25,42% em julho, com 47,5 milhões de clientes. A TIM também registrou crescimento em julho, com 24,05% do mercado ante 24% registrados em junho, passando a contar com e 44,9 milhões de assinantes. E a Oi, que participava com 20,08% dos acessos em junho, apresentou a quarta queda consecutiva, ficando com 19,93% do mercado em julho, com 37,2 milhões de clientes. (Da redação)." (Vide a reportagem na íntegra em: http://www.telesintese.com.br/index.php/plantao/15632-celulares-ativos-no-brasil-chegam-a-187-milhoes-em-julho (Sex, 20 de Agosto de 2010 10:26).



Foi divulgado nas mais diversas mídias que a empresa Vivo ainda lidera o mercado, com 30,25 % de market share, e a empresa Oi embora tenha apresentado a quarta queda consecutiva (com 19,93%), encontra-se atualmente negociando com as empresas Portugal Telecom e a espanhola Telefônica, o que poderá alavancar um crescimento considerável da Oi.

Oportunamente, registra-se que a Portugal Telecom anunciou a venda para a Telefônica dos 30% que controlava na Vivo e um acordo para adquirir 22,4% da Oi. Se esta operação se concretizar, a Oi assumirá um percentual de 10% no capital da operadora portuguesa. ( Vide; http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/07/28/lula-nega-interferencia-em-negociacao-entre-telefonica-oi-e-portugal-telecom.jhtm).

Que as Empresas de Telecomunicações estão cada vez mais ocupando um importante lugar no mercado não é novidade. No entanto, quanto mais pessoas adquirem este tipo de serviço, aumenta também a quantidade de reclamações.

Em 2009, no Procon/SP, a empresa que mais possuía reclamações foi a empresa Telefônica (http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_release_ranking_e_graficos_cadastro_2009.pdf).

Em 2009, no Procon/ES, a empresa mais reclamada foi a Oi/Telemar. (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/09/532301-procon+divulga+ranking+das+empresas+mais+reclamadas.html)

Os dados de cada Procon, a quantidade de ações judiciais em desfavor destas empresas, enfim, informações mais detalhadas são facilmente encontradas nos sites de notícias e do governo.

O que se pretendeu aqui foi apenas chamar a atenção aos consumidores que ainda encontram-se inertes e acreditam que seria melhor não reclamar.

Ora, que as empresas estão tendo cada vez mais lucros, isso é certo! E, nós, consumidores temos que nos conscientizarmos de que, um real cobrado indevidamente em nossa conta, se levarmos em consideração as contas dos 187 milhões de usuários, pode significar milhões de reais de lucros indevidos para a empresa. 

Pensando assim, não há como aceitar cobranças indevidas, propagandas enganosas, serviços sem qualidade!

Resta saber se as empresas, diante deste crescimento econômico incrível, investirão parte destes lucros no treinamento de seus atendentes, em redução de tarifas aos consumidores e no desenvolvimento de redes de telecomunicações e inovação de tecnologia para que o serviço seja eficientemente prestado.

O mínimo que se espera é um serviço de qualidade!

Natália Batista 
Adv. atuante em Uberlândia/MG
Especialista em Direito Digital e Telecomunicações
pelo Mackenzie/SP

2 comentários:

  1. Natália depois da uma olhadinha la no blog indiquei seus blogs adorei os 2 .

    Beijos

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  2. Karol, obrigada! É sempre bom fazer novos contatos! Abraços,

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