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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Redes Sociais: marketing eficiente e barato



Em recente pesquisa realizada pelo Ibope Mídia ficou comprovado que 25% dos internautas brasileiros são influenciados por redes sociais como Twitter e Facebook na hora de comprar.

Assim, as chamadas redes sociais ganham cada vez mais destaque como mais uma ferramenta bastante lucrativa para as empresas, não apenas com finalidade de divulgação de suas marcas, mas especialmente como incentivo ao hiper consumismo de forma ainda mais fácil e ágil.

Considerando que o marketing em redes sociais podem ter um custo zero, ou um custo muito menor do que o normalmente gasto com publicidade diversa da digital, está evidente que as redes sociais podem ser muito mais vantajosas do que as empresas imaginavam.

É claro que as empresas traçam planos de investimentos e marketing de forma bastante minuciosa, e neste caso, não poderia ser diferente.

O marketing em redes sociais deve ser minuciosamente planejado, já que, da mesma forma que podem ser conquistados diversos usuários de uma só vez, também, pode afastar milhares de consumidores, caso haja um exagero, ou que não atenda diretamente os usuários específicos daquela rede social.

Neste caso, as pesquisas realizadas sobre os usuários das redes sociais auxiliam as empresas a definir onde será mais lucrativo investir e qual a forma de agir para que o incentivo ao consumo não se torne algo tão inconveniente a ponto de trazer um resultado contrário ao desejado.

Há alguns resultados de pesquisas em diversos sites que informam o perfil dos usuários de cada rede social, inclusive, informa que os usuários do Twitter e do Facebook são, em sua maioria, pessoas com uma formação profissional e educacional mais privilegiada, além de possuírem melhores condições financeiras.

O site http://readwriteweb.com.br/2010/02/14/qual-o-perfil-do-usuario-de-redes-sociais-parte-2/  divulga pesquisa sobre os perfis dos usuários do Facebook, Twitter e LinkedIn, dentre outros, sendo confirmada a estatística de que os usuários do Facebook não são tão jovens como os que utilizam o Orkut, por exemplo, e possuem melhores condições de vida, sendo 40%  mais propensos a serem casados, com a segunda maior média de renda (US$ 61.000 ao ano, ou seja, pouco menos de R$ 2.000,00 por mês), e ainda, que estes usuários são fiéis ao Facebook, ou seja, consideram esta rede social a sua favorita, não costumam excluir seus perfis e a utilizam bastante.

Quanto aos usuários do Twitter, estes tem renda média de US$58.000 por ano, e podem ser identificados como pessoas que gostam de notícias do mundo e de sua cidade, interessados por entreterimento e cultura.

Na pesquisa divulgada pelo site do IDGNow (ao final) foi constatado que os internautas do Rio de Janeiro são os que mais levam em conta as redes sociais para decidirem sobre suas compras, inclusive, 20% (vinte por cento) dos entrevistados informaram que compraram um novo aparelho telefônico ou mudaram o seu plano para facilitar o acesso às redes.

Para ilustrar sobre os prefis e curiosidades dos usuários das principais redes sociais, vejam o quadro abaixo:

Quem usa as redes sociais, hoje?

Considerando a rapidez do avanço tecnológico e na mudança do comportamento dos usuários da internet, podemos prever alguns avanços de redes sociais em detrimento de outras redes, especialmente, com as novidades implementadas nestas que não são ainda muito utilizadas.

É evidente que houve, neste ano de 2010, uma migração importante, especialmente no Brasil, dos usuários do Orkut para o Facebook, portanto, o quadro acima pode sofrer grande alteração até o final do ano.

Para se ter uma boa idéia das mudanças de comportamento dos usuários e do mercado envolvendo telecomunicações, sugiro que vejam esta apresentação com gráficos e informações interessantes do IBOPE:
http://www.iabbrasil.org.br/arquivos/doc/Redes-Sociais-IAB-Brasil-Ibope.pdf

Que as empresas já estão se dando conta do quanto a rede social pode ser rentável, é fato.
E os usuários? Estão sabendo tirar proveito deste seu poder de influenciar vários consumidores?


Fontes:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/11/08/redes-sociais-influenciam-na-decisao-de-compra-de-1-4-dos-internautas-brasileiros/
http://readwriteweb.com.br/2010/02/14/qual-o-perfil-do-usuario-de-redes-sociais-parte-2/
http://www.baixaki.com.br/info/5913-redes-sociais-qual-e-o-perfil-do-brasileiro-em-cada-uma-delas-.htm
 
 
Natália Batista 
Advogada em Uberlândia/MG
Especialista em Direito Digital e Telecom 


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